PPP de saneamento: Cidades do RS receberão investimentos em saneamento básico
PPP de saneamento – Sete cidades do Rio Grande do Sul receberão investimentos de R$ 72,2 milhões para obras de saneamento básico, de acordo com anúncio do governo gaúcho, por meio da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), nesta quarta-feira (18).
As cidades beneficiadas são Farroupilha, Ijuí, Rio Grande, São Borja, Santo Ângelo, São Sebastião do Caí e Tramandaí. O prazo de execução varia de 12 a 90 meses.
“Investimentos em infraestrutura ajudam a promover cuidado com o ambiente. Além disso, obras de saneamento geram empregos e renda, ajudando a movimentar a economia”, destacou o governador Eduardo Leite (PSDB), após assinar a ordem de início das obras.
Leite lembrou que, no fim de novembro, foi consolidada a Parceria-Público Privada (PPP) da Corsan, que ampliará a cobertura de esgoto de 14% para 87,3%, em até 11 anos, em municípios da Região Metropolitana.
“Assumimos o compromisso de entregar as obras dentro do prazo e com a mais alta qualidade”, garantiu o presidente da empresa, Roberto Barbutti.
Além de Leite, a ordem de início dos trabalhos foi assinada pelo presidente da Corsan e por representantes dos sete municípios envolvidos em solenidade na sede da empresa.
[FONTE]: https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2019/12/18/sete-cidades-do-rs-receberao-investimentos-de-r-722-milhoes-em-saneamento-basico-diz-governo.ghtml
Estudos de Excelência em PPP de Saneamento
Infraestrutura no Brasil é um mercado extremamente promissor. Só para o subsetor de Transportes, já se prevêem licitações com investimentos da ordem de R$ 208 bilhões em 30 anos.
As concessões e PPPs de Saneamento são uma excelente oportunidade de investimento no Brasil dentro do setor de Infraestrutura. E são vários os motivos para Saneamento estar em alta: mercado gigante, bons retornos e disponibilização de boas garantias, etc.
Mas é importante ter cuidado. Estudos mal feitos levam a perder tudo o que foi falado acima e fazer todos os envolvidos perderam tempo e dinheiro. É alarmante: dos estudos que chegam à fase de licitação, 27% são posteriormente paralisados ou cancelados, simplesmente por falta de viabilidade.
A solução aqui é entrar no jogo para vencer. Uma PPP de Excelência no setor de Saneamento aborda os seguintes pontos críticos:
* a remuneração correta:
* o reajuste preciso:
* o financiamento balanceado:
* a cesta de garantias correta:
* o prazo ideal:
* a taxa de retorno justa:
* o “payback” honesto:
* o “break even” coerente:
* um estudo confiável:
* o benefício público claro e transparente:
* a alocação de riscos coerente:
* o “Value for Money” exato;
* a ponderação entre Técnica e Preço;
* a eficiência tributária e societária;
* a contabilização correta do ICPC-01
Por isso aproveite o grande erro da grande maioria dos licitantes: o principal erro da concorrência em PPPs é a entrega estudos de baixa qualidade. Imagine-se do lado da Administração Pública recebendo esses estudos: você preferiria escolher o estudo “menos pior” como vencedor e sofrer as consequências de defendê-lo frente aos organismos de controle? Ou escolheria simplesmente não dar seguimento ao Projeto? Obviamente, a segunda opção.
Mas há como você tirar vantagem desse ambiente de “desprofissionalização” dos concorrentes: entregar trabalhos de qualidade, virando uma referência de excelência para o Poder Público.
veja outro artigo sobre PPP de saneamento: https://pppdesaneamento.com.br/como-os-investimentos-em-saneamento-foram-afetados-pela-covid-19/