PPP de saneamento: Corsan quer desenvolver PPP em Santa Cruz
PPP de saneamento – A área do saneamento básico em Santa Cruz do Sul pode contar com atuação da iniciativa privada. A ideia é desenvolvida pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), com base em um modelo em fase de implantação na região metropolitana de Porto Alegre. A proposta permite que sejam formalizados contratos com empresas que ficam responsáveis pela ampliação do sistema de esgoto por um determinado prazo.
O primeiro convênio está em fase de conclusão e vai beneficiar os municípios de Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Eldorado do Sul, Esteio, Guaíba, Gravataí, Sapucaia do Sul e Viamão. O sistema deve permitir que quase triplique o número de residências atendidas com a coleta e tratamento de esgoto nessas cidades ao longo dos próximos 35 anos.
Com a PPP, a iniciativa privada entra com recursos próprios para construir redes coletoras e estações de tratamento. Em troca, ela é remunerada pela Corsan. A escolha ocorre através de licitação. Isso permite que a estatal reforce os investimentos na ampliação do sistema.
Nesta quinta-feira, 26, a companhia quer assinar o protocolo de intenções para ampliar o sistema de parceria para mais 18 municípios. O ato está marcado para às 14 horas, no Palácio Piratini.
O objetivo da estatal é criar PPPs para beneficiar pelo menos três municípios da região: Santa Cruz, Venâncio Aires e Cachoeira do Sul. Se Santa Cruz formalizar o interesse, a Corsan pretende elaborar estudos e apresentar documentos para estabelecer um modelo de parceria. O objetivo é universalizar os serviços de esgotamento sanitário, além de regularizar situações específicas do sistema de abastecimento de água.
[Fonte]: http://www.gaz.com.br/conteudos/regional/2019/12/26/159617-corsan_quer_desenvolver_parceria_publico_privada_em_santa_cruz.html.php
Estudos de Excelência em PPP de Saneamento
Infraestrutura no Brasil é um mercado extremamente promissor. Só para o subsetor de Transportes, já se prevêem licitações com investimentos da ordem de R$ 208 bilhões em 30 anos.
As concessões e PPPs de Saneamento são uma excelente oportunidade de investimento no Brasil dentro do setor de Infraestrutura. E são vários os motivos para Saneamento estar em alta: mercado gigante, bons retornos e disponibilização de boas garantias, etc.
Mas é importante ter cuidado. Estudos mal feitos levam a perder tudo o que foi falado acima e fazer todos os envolvidos perderam tempo e dinheiro. É alarmante: dos estudos que chegam à fase de licitação, 27% são posteriormente paralisados ou cancelados, simplesmente por falta de viabilidade.
A solução aqui é entrar no jogo para vencer. Uma PPP de Excelência no setor de Saneamento aborda os seguintes pontos críticos:
* a remuneração correta:
* o reajuste preciso:
* o financiamento balanceado:
* a cesta de garantias correta:
* o prazo ideal:
* a taxa de retorno justa:
* o “payback” honesto:
* o “break even” coerente:
* um estudo confiável:
* o benefício público claro e transparente:
* a alocação de riscos coerente:
* o “Value for Money” exato;
* a ponderação entre Técnica e Preço;
* a eficiência tributária e societária;
* a contabilização correta do ICPC-01
Por isso aproveite o grande erro da grande maioria dos licitantes: o principal erro da concorrência em PPPs é a entrega estudos de baixa qualidade. Imagine-se do lado da Administração Pública recebendo esses estudos: você preferiria escolher o estudo “menos pior” como vencedor e sofrer as consequências de defendê-lo frente aos organismos de controle? Ou escolheria simplesmente não dar seguimento ao Projeto? Obviamente, a segunda opção.
Mas há como você tirar vantagem desse ambiente de “desprofissionalização” dos concorrentes: entregar trabalhos de qualidade, virando uma referência de excelência para o Poder Público.
veja outro artigo sobre PPP de saneamento: https://pppdesaneamento.com.br/como-os-investimentos-em-saneamento-foram-afetados-pela-covid-19/