Prefeitura prevê que PPP de saneamento solucionará problemas

A Prefeitura de Porto Alegre prevê que a realização de uma Parceria Público-Privada (PPP) irá solucionar os problemas de saneamento básico da cidade. Em entrevista à Rádio Guaíba, na manhã desta sexta-feira (07), o secretário de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário, ressaltou que o contrato para estudo do projeto que vai definir a modelagem para a prestação de saneamento básico e a universalização do esgotamento sanitário já está em andamento.

“A gestão Marchezan firmou com o BNDES uma Parceria Público-Privada (PPP) do nosso sistema de esgoto de Porto Alegre. Vamos buscar a universalização. É um investimento bilionário onde vamos buscar 100% da captação e tratamento de esgoto”, afirma Ramiro Rosário.

Imagens aéreas captadas, nessa quinta-feira, mostram uma mancha escura de esgoto saindo do Arroio Dilúvio e desaguando no Guaíba. De acordo com o secretário, esse problema ocorre de forma recorrente no verão e se deve ao descarte irregular de esgoto cloacal dos bairros que acabam saindo ao longo do Dilúvio. “Isso se deve ao período do ano em que nós estamos, onde fica mais evidenciado esse descarte irregular de esgoto cloacal dos bairros, tanto no sistema de drenagem de Porto Alegre quanto nos nossos arroios, explica.

Segundo o Executivo, Porto Alegre trata apenas 54% do seu esgoto. O restante vai diretamente para o sistema de drenagem e os valões existentes na cidade. A previsão é que o estudo do BNDES seja concluído ainda neste ano.

[FONTE]: https://guaiba.com.br/2020/02/07/prefeitura-da-capital-preve-que-ppp-solucionara-problemas-de-saneamento-basico/

Estudos de Excelência em PPP de Saneamento

Infraestrutura no Brasil é um mercado extremamente promissor. Só para o subsetor de Transportes, já se prevêem licitações com investimentos da ordem de R$ 208 bilhões em 30 anos.

As concessões e PPPs de Saneamento são uma excelente oportunidade de investimento no Brasil dentro do setor de Infraestrutura. E são vários os motivos para Saneamento estar em alta: mercado gigante, bons retornos e disponibilização de boas garantias, etc.

Mas é importante ter cuidado. Estudos mal feitos levam a perder tudo o que foi falado acima e fazer todos os envolvidos perderam tempo e dinheiro. É alarmante: dos estudos que chegam à fase de licitação, 27% são posteriormente paralisados ou cancelados, simplesmente por falta de viabilidade.

A solução aqui é entrar no jogo para vencer. Uma PPP de Excelência no setor de Saneamento aborda os seguintes pontos críticos:

* a remuneração correta:

* o reajuste preciso:

* o financiamento balanceado:

* a cesta de garantias correta:

* o prazo ideal:

* a taxa de retorno justa:

* o “payback” honesto:

* o “break even” coerente:

* um estudo confiável:

* o benefício público claro e transparente:

* a alocação de riscos coerente:

* o “Value for Money” exato;

* a ponderação entre Técnica e Preço;

* a eficiência tributária e societária;

* a contabilização correta do ICPC-01

Por isso aproveite o grande erro da grande maioria dos licitantes: o principal erro da concorrência em PPPs é a entrega estudos de baixa qualidade. Imagine-se do lado da Administração Pública recebendo esses estudos: você preferiria escolher o estudo “menos pior” como vencedor e sofrer as consequências de defendê-lo frente aos organismos de controle? Ou escolheria simplesmente não dar seguimento ao Projeto? Obviamente, a segunda opção.

Mas há como você tirar vantagem desse ambiente de “desprofissionalização” dos concorrentes: entregar trabalhos de qualidade, virando uma referência de excelência para o Poder Público.

veja outro artigo sobre PPP de saneamento: https://pppdesaneamento.com.br/como-os-investimentos-em-saneamento-foram-afetados-pela-covid-19/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *