A Corsan investiu mais de 90 milhões de reais na rede de esgotos da cidade de Guaíba

PPP de Saneamento – A Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento) investiu quase R$ 92 milhões na implantação e ampliação do sistema de esgotamento sanitário do município de Guaíba, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Dentre as obras concluídas destaca-se uma ETE (estação de tratamento de esgotos) com capacidade para tratamento de 240 litros por segundo, já na primeira etapa de operações.

Além desta unidade (para a qual já há um projeto pronto de dois novos módulos para implantação futura, quando a demanda exigir), foram construídas três elevatórias de esgoto e assentados 66 quilômetros de redes coletoras, beneficiando 9.341 ligações localizadas na área central da cidade e nos bairros Alvorada, Loteamento Engenho (já concluídas), Bela Vista, Ermo, Colina, Nossa Senhora de Fátima, Parque 35 e Coronel Nassuca.

“A companhia vem investindo em Guaíba e nos municípios de sua área de concessão para proporcionar uma universalização do serviço de água e tratamento de esgoto”, ressaltou o diretor de Expansão da estatal, Julio Hofer. “Ainda temos muitos desafios, mas obras como esta de Guaíba vêm sendo finalizadas em várias localidades e mostram à população o compromisso que temos com a saúde e o meio ambiente nas comunidades que atendemos.”

Qualidade de vida

Com tais obras concluídas ainda neste ano, a Corsan estima que 19% da população passe a contar com esgotamento sanitário em Guaíba, o que deve se refletir em melhorias nas condições ambientais e na qualidade de vida das comunidades da região. Além disso, a cidade está incluída nos investimentos previstos na PPP (parceria público-privada) que universalizará o atendimento dentro de um prazo de 11 anos, acelerando uma cobertura de esgotos que prevê 90% da área urbana.

[FONTE]: https://www.osul.com.br/a-corsan-investiu-mais-de-90-milhoes-de-reais-na-rede-de-esgotos-da-cidade-de-guaiba/

Estudos de Excelência em PPP de Saneamento

Infraestrutura no Brasil é um mercado extremamente promissor. Só para o subsetor de Transportes, já se prevêem licitações com investimentos da ordem de R$ 208 bilhões em 30 anos.

As concessões e PPPs de Saneamento são uma excelente oportunidade de investimento no Brasil dentro do setor de Infraestrutura. E são vários os motivos para Saneamento estar em alta: mercado gigante, bons retornos e disponibilização de boas garantias, etc.

Mas é importante ter cuidado. Estudos mal feitos levam a perder tudo o que foi falado acima e fazer todos os envolvidos perderam tempo e dinheiro. É alarmante: dos estudos que chegam à fase de licitação, 27% são posteriormente paralisados ou cancelados, simplesmente por falta de viabilidade.

A solução aqui é entrar no jogo para vencer. Uma PPP de Excelência no setor de Saneamento aborda os seguintes pontos críticos:

* a remuneração correta:

* o reajuste preciso:

* o financiamento balanceado:

* a cesta de garantias correta:

* o prazo ideal:

* a taxa de retorno justa:

* o “payback” honesto:

* o “break even” coerente:

* um estudo confiável:

* o benefício público claro e transparente:

* a alocação de riscos coerente:

* o “Value for Money” exato;

* a ponderação entre Técnica e Preço;

* a eficiência tributária e societária;

* a contabilização correta do ICPC-01

Por isso aproveite o grande erro da grande maioria dos licitantes: o principal erro da concorrência em PPPs é a entrega estudos de baixa qualidade. Imagine-se do lado da Administração Pública recebendo esses estudos: você preferiria escolher o estudo “menos pior” como vencedor e sofrer as consequências de defendê-lo frente aos organismos de controle? Ou escolheria simplesmente não dar seguimento ao Projeto? Obviamente, a segunda opção.

Mas há como você tirar vantagem desse ambiente de “desprofissionalização” dos concorrentes: entregar trabalhos de qualidade, virando uma referência de excelência para o Poder Público.

Veja outro artigo sobre PPP de Saneamento: https://pppdesaneamento.com.br/como-os-investimentos-em-saneamento-foram-afetados-pela-covid-19/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *