PPP de saneamento: Obras de saneamento avançam em diversos bairros de Macaé
Dentro dos investimentos em PPP de saneamento previstos para 2019 na Parceria Público-Privada estabelecida entre a Prefeitura e a BRK Ambiental, as equipes seguem atuando em vias de diversos bairros em Macaé para a implantação das redes de esgotamento sanitário do Subsistema Centro. E as intervenções previstas para o longo da semana vão exigir a atenção e a compreensão de quem circula por estes locais.
Para a realização dos trabalhos nos trechos de vias, interdições e restrições de estacionamento são necessárias, sendo a passagem liberada somente para casos de emergências médicas ou de necessidade de serviços essenciais (Bombeiros, Defesa Civil etc.). Por isso, a atenção deve ser redobrada à sinalização, assim como a redução da velocidade para evitar acidentes e o respeito em não estacionar os veículos nas ruas no horário previsto para a realização das obras. Confira a programação:
Jardim Santo Antônio – Na Rua Maestro Vilas Lobos (entre a Frei Baltazar e a Louis Pasteur), seguem as intervenções para implantação da rede de esgoto. Este trabalho também está sendo realizado nas ruas Louis Pasteur, Candido Portinari (entre a Cecilia Meireles e a Heleodoro Duboc), com interdição total do trecho. Uma nova frente de obras passa a atuar na Rua Engenheiro Hans Hacker (entre a Cecilia Meireles e a Rua General de Gaule, com interdição total dos trechos de obras para implantação de rede.
A Rua Melchiades Picanço (entre a Edir Matos e a Dr. Luiz M. Gama) segue com previsão de interdição parcial para recomposição de asfalto, mesmo caso da Rua Maestro Vilas Lobos (entre a Louis Pasteur e a Candido Portinari). Enquanto isso, nos trechos das ruas Luiz Alves de Lima, Candido Portinari e Louis Pasteur em que foi finalizada a instalação das redes, segue a o processo de recomposição de paralelo.
Praia Campista – Além da Rua Otavio Laurindo de Aguiar (entre as ruas Dos Bancários e Raul Frei Pinheiro), mais três trechos de obras para implantação de rede estão previstos para o bairro: é a Avenida Guadalajara (entre as ruas Alfredo Barcelar e Raul Pinheiro), a Rua Raul Frei Pinheiro e a Rua Professor Gusmão (entre as ruas Raul Frei Pinheiro e Alfredo Barcelar).
Parque Valentina Miranda – Na Rua Abílio Moreira de Miranda (sentido a Rua Jornalista Lívio Dedeco Campos) segue sendo implantada a nova rede de esgoto, assim como na Rua Ana Paula (entre as ruas Francisco Pereira de Mendonça e Jornalista Lívio Dedeco Campos) e na Rua Jornalista Lívio Dedeco Campos. Já a Rua Abílio Moreira de Miranda (entre as ruas Professor Eduardo Serrano e Alice Lacerda) receberá a recomposição de asfalto no trecho em que os trabalhos foram concluídos.
Cancela Preta – Na Rua G, as frentes de obra atuam na execução de uma elevatória. Com isso, há uma interdição entre as ruas Ministro Mario Andreaza e Capitão Jaime Barcelar. Além deste ponto, passará por intervenções para recomposição no asfalto a Rua Luiz Ozório Rodrigues.
Parque Duque de Caxias – Outro local em que será construída uma elevatória fica na Rua José de Alencar (entre as ruas Leontina Luzia da Conceição e Sidney Vasconcelos de Aguiar). A intervenção vai exigir interdição total do trecho em obras.
Novo Cavaleiros – Outras vias que também passarão pela recomposição do pavimento nossa trechos em que a obra foi realizada são a Internacional, a Albacora e a Alcides da Conceição.
Todas obras sendo realizadas por meio de PPP de saneamento.
[FONTE]: https://cliquediario.com.br/cidades/obras-de-saneamento-avancam-em-diversos-bairros-de-macae
Estudos de Excelência em PPP de Saneamento
Infraestrutura no Brasil é um mercado extremamente promissor. Só para o subsetor de Transportes, já se prevêem licitações com investimentos da ordem de R$ 208 bilhões em 30 anos.
As concessões e PPPs de Saneamento são uma excelente oportunidade de investimento no Brasil dentro do setor de Infraestrutura. E são vários os motivos para Saneamento estar em alta: mercado gigante, bons retornos e disponibilização de boas garantias, etc.
Mas é importante ter cuidado. Estudos mal feitos levam a perder tudo o que foi falado acima e fazer todos os envolvidos perderam tempo e dinheiro. É alarmante: dos estudos que chegam à fase de licitação, 27% são posteriormente paralisados ou cancelados, simplesmente por falta de viabilidade.
A solução aqui é entrar no jogo para vencer. Uma PPP de Excelência no setor de Saneamento aborda os seguintes pontos críticos:
* a remuneração correta:
* o reajuste preciso:
* o financiamento balanceado:
* a cesta de garantias correta:
* o prazo ideal:
* a taxa de retorno justa:
* o “payback” honesto:
* o “break even” coerente:
* um estudo confiável:
* o benefício público claro e transparente:
* a alocação de riscos coerente:
* o “Value for Money” exato;
* a ponderação entre Técnica e Preço;
* a eficiência tributária e societária;
* a contabilização correta do ICPC-01
Por isso aproveite o grande erro da grande maioria dos licitantes: o principal erro da concorrência em PPPs é a entrega estudos de baixa qualidade. Imagine-se do lado da Administração Pública recebendo esses estudos: você preferiria escolher o estudo “menos pior” como vencedor e sofrer as consequências de defendê-lo frente aos organismos de controle? Ou escolheria simplesmente não dar seguimento ao Projeto? Obviamente, a segunda opção.
Mas há como você tirar vantagem desse ambiente de “desprofissionalização” dos concorrentes: entregar trabalhos de qualidade, virando uma referência de excelência para o Poder Público.
veja outro artigo sobre PPP de saneamento: https://pppdesaneamento.com.br/como-os-investimentos-em-saneamento-foram-afetados-pela-covid-19/