Plano de Saneamento em debate na Câmara
PPP de Saneamento – Há muitos anos, a população de Guaíba e as autoridades debatem sobre a poluição severa do Arroio Passo Fundo. Na terça-feira, 14, o tema pautou um encontro realizado durante a sessão ordinária na Câmara Municipal de Guaíba, que tratou sobre o Plano Municipal de Saneamento.
A promotora de Justiça Especializada, Ana Luiza Leal, participou do encontro por meio de videoconferência. Ela ressaltou que deverá ser firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para que as obras de saneamento no âmbito da Parceria Público Privada (PPP da Corsan) iniciem pela Bacia do Arroio Passo Fundo.
O engenheiro Matheus Koester, da Prefeitura, apresentou relatório de vistoria do Arroio. Ele observou que um dos fatores determinantes da poluição é a forte carga de esgoto (mais que o triplo de água).
Obras em 2021
A expectativa é de que as obras da PPP para universalizar o esgoto comecem no início de 2021, contemplando os pontos mais críticos, onde residem cerca de 20 mil pessoas.
Conforme Rogério Madrid, gerente da Corsan, as obras deveriam iniciar ainda este ano, mas, em função da pandemia, os prazos correram para o ano seguinte.
Revisão do Plano
Novos encontros deverão ocorrer para aprofundar o tema. O Plano Municipal de Saneamento passará por uma revisão, contando com a participação de representantes da sociedade organizada.
Contribuíram com o debate, além dos vereadores, a promotora de Justiça Especializada Ana Luiza Leal, o gerente da Corsan, Rogério Madrid, o engenheiro da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Mateus Koester, e o secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Jeferson Santos.
[FONTE]: http://www.gazetacentro-sul.com.br/noticia.php?id=18523
Estudos de Excelência em PPP de Saneamento
Infraestrutura no Brasil é um mercado extremamente promissor. Só para o subsetor de Transportes, já se prevêem licitações com investimentos da ordem de R$ 208 bilhões em 30 anos.
As concessões e PPPs de Saneamento são uma excelente oportunidade de investimento no Brasil dentro do setor de Infraestrutura. E são vários os motivos para Saneamento estar em alta: mercado gigante, bons retornos e disponibilização de boas garantias, etc.
Mas é importante ter cuidado. Estudos mal feitos levam a perder tudo o que foi falado acima e fazer todos os envolvidos perderam tempo e dinheiro. É alarmante: dos estudos que chegam à fase de licitação, 27% são posteriormente paralisados ou cancelados, simplesmente por falta de viabilidade.
A solução aqui é entrar no jogo para vencer. Uma PPP de Excelência no setor de Saneamento aborda os seguintes pontos críticos:
* a remuneração correta:
* o reajuste preciso:
* o financiamento balanceado:
* a cesta de garantias correta:
* o prazo ideal:
* a taxa de retorno justa:
* o “payback” honesto:
* o “break even” coerente:
* um estudo confiável:
* o benefício público claro e transparente:
* a alocação de riscos coerente:
* o “Value for Money” exato;
* a ponderação entre Técnica e Preço;
* a eficiência tributária e societária;
* a contabilização correta do ICPC-01
Por isso aproveite o grande erro da grande maioria dos licitantes: o principal erro da concorrência em PPPs é a entrega estudos de baixa qualidade. Imagine-se do lado da Administração Pública recebendo esses estudos: você preferiria escolher o estudo “menos pior” como vencedor e sofrer as consequências de defendê-lo frente aos organismos de controle? Ou escolheria simplesmente não dar seguimento ao Projeto? Obviamente, a segunda opção.
Mas há como você tirar vantagem desse ambiente de “desprofissionalização” dos concorrentes: entregar trabalhos de qualidade, virando uma referência de excelência para o Poder Público.
Veja outro artigo sobre PPP de Saneamento: https://pppdesaneamento.com.br/da-para-acreditar-em-2033/(abrir em uma nova aba)