Comunidades recebem acesso à água tratada, coleta e tratamento de esgoto
PPP de Saneamento – Nos últimos anos, Piracicaba passou por um processo de desenvolvimento na área de saneamento básico, especialmente em relação ao esgotamento sanitário.
Atualmente, o município é referência no Ranking de Saneamento da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, e para atingir essa meta, contou com uma importante ferramenta de contratação e concessão, a parceria público-privada (PPP), que reuniu investimentos, obras, serviços e esforços de variados setores, fatores indispensáveis para a posição de Piracicaba no ranking há quatro anos consecutivos.
A partir disso, a população piracicabana ganhou em saúde, dignidade e equidade. A universalização da coleta e tratamento do esgoto permite acesso universal e igualitário ao saneamento, reduzindo os riscos de doenças de veiculação hídrica, garantindo saúde à população e a preservação do meio ambiente.
O diretor presidente da concessionária Mirante, Jacy Prado, destaca que, as equipes de manutenção e operações estão trabalhando ativamente para a execução das obras. “Estamos suscetíveis com o isolamento social e a proliferação do Covid-19, então o Semae e a concessionária Mirante se empenham para que o município continue a avançar no quesito saneamento básico. Só no mês de julho finalizamos as obras de saneamento das comunidades Portelinha, Sabiás I e II, Três Porquinhos, Caiuby e Precisão, foram mais de 5 mil metros de rede coletora de esgoto instalados”, enfatiza.
[FONTE]: http://www.piracicaba.sp.gov.br/comunidades+recebem+acesso+a+agua+tratada+coleta+e+tratamento+de+esgoto.aspx
Estudos de Excelência em PPP de Saneamento
Infraestrutura no Brasil é um mercado extremamente promissor. Só para o subsetor de Transportes, já se prevêem licitações com investimentos da ordem de R$ 208 bilhões em 30 anos.
As concessões e PPPs de Saneamento são uma excelente oportunidade de investimento no Brasil dentro do setor de Infraestrutura. E são vários os motivos para Saneamento estar em alta: mercado gigante, bons retornos e disponibilização de boas garantias, etc.
Mas é importante ter cuidado. Estudos mal feitos levam a perder tudo o que foi falado acima e fazer todos os envolvidos perderam tempo e dinheiro. É alarmante: dos estudos que chegam à fase de licitação, 27% são posteriormente paralisados ou cancelados, simplesmente por falta de viabilidade.
A solução aqui é entrar no jogo para vencer. Uma PPP de Excelência no setor de Saneamento aborda os seguintes pontos críticos:
* a remuneração correta:
* o reajuste preciso:
* o financiamento balanceado:
* a cesta de garantias correta:
* o prazo ideal:
* a taxa de retorno justa:
* o “payback” honesto:
* o “break even” coerente:
* um estudo confiável:
* o benefício público claro e transparente:
* a alocação de riscos coerente:
* o “Value for Money” exato;
* a ponderação entre Técnica e Preço;
* a eficiência tributária e societária;
* a contabilização correta do ICPC-01
Por isso aproveite o grande erro da grande maioria dos licitantes: o principal erro da concorrência em PPPs é a entrega estudos de baixa qualidade. Imagine-se do lado da Administração Pública recebendo esses estudos: você preferiria escolher o estudo “menos pior” como vencedor e sofrer as consequências de defendê-lo frente aos organismos de controle? Ou escolheria simplesmente não dar seguimento ao Projeto? Obviamente, a segunda opção.
Mas há como você tirar vantagem desse ambiente de “desprofissionalização” dos concorrentes: entregar trabalhos de qualidade, virando uma referência de excelência para o Poder Público.
Veja outro artigo sobre PPP de Saneamento: https://pppdesaneamento.com.br/da-para-acreditar-em-2033/